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Por que oferecer brindes em eventos?

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A distribuição de brindes está entre as ações de marketing mais tradicionais.

Desde que seja bem utilizada, a estratégia da distribuição de brindes – assim como qualquer outra do marketing tradicional – pode trazer excelentes resultados!

Neste artigo, nós vamos explicar porquê e como sua empresa deve distribuir brindes durante um evento. Fique atento às nossas dicas!

 

Porque distribuir brindes em eventos
Você certamente quer saber qual é a relevância e o impacto que a distribuição de brindes vai ter sobre o seu negócio. Então, ao invés de enrolar, vamos direto ao ponto. Aqui estão cinco boas razões para investir nessa estratégia:

– Serve como mídia de divulgação
Se você quiser divulgar o nome da sua empresa, pode usar várias mídias. Dentro do mundo das mídias tradicionais, temos outdoors e anúncios em revistas, por exemplo. Os brindes também são uma forma de mídia.

Desde que você possa colocar o nome (e, talvez, o contato) da sua empresa, e várias pessoas tenham contato com o brinde, é uma estratégia eficiente. É por isso que muitas empresas investem em brindes que circulam bastante, como canetas. Assim, a divulgação chega a mais pessoas.

– Desperta curiosidade
Quantas vezes você já assistiu a um comercial criativo e teve vontade de saber mais sobre a empresa por trás dele? Pois é, quando o brinde é bem escolhido, ele tem o mesmo efeito.

Se uma pessoa que nunca teve contato com sua empresa receber esse brinde, ele precisa ser interessante o suficiente para despertar a curiosidade. Assim, você conquista uma oportunidade de estabelecer o relacionamento e começar a desenvolver esse lead em direção a uma venda.

– Demonstra na prática a personalidade do negócio
A escolha e a personalização de um brinde pode dizer muito sobre o seu negócio. Vamos dar um exemplo simples: um brinde feito de matéria-prima reciclada pode representar que a sua empresa tem forte preocupação com sustentabilidade e responsabilidade social.

Como o marketing envolve a construção da marca, os brindes podem ser uma ferramenta para reforçar, no imaginário coletivo, os conceitos e valores por trás do seu negócio.

– Cria uma lembrança da marca
Muitas ações de marketing são instantâneas. Elas afetam o público e geram resultados naquele momento. Mas os brindes é um trabalho que opera no médio e longo prazo.

O brinde fica junto com a pessoa que o recebe por semanas ou meses. Nesse tempo, é desenvolvida uma lembrança da marca. Assim, quando a pessoa precisar daquele produto ou serviço, o nome da sua empresa vai aparecer no topo da lista.

– Indica valorização do cliente
Para quem recebe seu brinde, a impressão que fica é de uma empresa que investe na satisfação de seus clientes. Que anda uma milha extra, ao invés de fazer o mínimo necessário. Que se preocupa em agradar.

Essa percepção positiva vai influenciar o desejo de fazer negócios. Afinal, o preço e a qualidade do produto ou serviço não são os únicos fatores para a decisão de compra. Todo cliente quer fazer negócio com a empresa que oferece o melhor atendimento.

 

O que fazer para achar o brinde ideal
Agora, você já sabe cinco boas razões para investir em brindes. Então, vamos entrar na próxima questão: como fazer isso?

Lembre-se de que a distribuição de brindes é uma ação de marketing. Portanto ela exige planejamento. E, nesse planejamento, você precisa levar em consideração:

Os objetivos
A forma de distribuição
O benchmarking (o que seus concorrentes estão fazendo?)
O primeiro item, objetivos, é o mais crucial. Ele determina o foco da ação.

Vamos usar um exemplo: um brinde voltado para divulgar a empresa é diferente de um brinde para fidelizar clientes. O primeiro precisa circular muito, levando a sua marca a mais pessoas; enquanto o segundo precisa ser durável, para que o cliente mantenha sempre por perto.

Vamos falar, agora, sobre a forma de distribuição. O contexto.

É muito diferente preparar um brinde para um evento ou para uma data especial. Você pode distribuir brindes em eventos como feiras, congressos, shows, coquetéis, eventos esportivos. Ou em ocasiões como Natal, Carnaval ou o aniversário do cliente. Cada contexto pede um tipo de brinde diferente.

Em um congresso, o famoso kit com pasta, bloco e caneta pode ser o brinde ideal.
Enquanto isso, em um evento esportivo, o cliente vai preferir bonés, camisetas e squeezes.
Já em um evento fino, como um coquetel de lançamento, o melhor brinde pode ser uma placa decorativa personalizada, por exemplo.
O motivo é que, em cada um, a noção de brinde útil é diferente. E um brinde útil tem mais valor percebido.

Conte com a nossa equipe para escolher o brinde ideal!