Outubro Rosa

Outubro Rosa – Um mês dedicado à saúde da mulher

Outubro Rosa

As doenças silenciosas e inesperadas são àquelas que mais provocam dor, tanto para quem repentinamente precisa se tratar, quanto para a família, que acompanha de perto. Nesses casos, prevenção é a palavra-chave. Os americanos foram os primeiros em dedicar um mês para conscientizar e incentivar as mulheres a fazerem seus exames anualmente.

 

Por que Outubro Rosa?

O movimento começou nos EUA, onde alguns Estados preparavam ações isoladas de combate ao câncer de mama, incentivando o autoexame e a mamografia preventiva. Com isso, os americanos elencaram um mês específico para lembrar a mulher desse importante ato de amor próprio. Com a aprovação do Congresso Americano, o “Outubro Rosa” passou a ser considerado o mês nacional de prevenção do câncer de mama nos EUA.

 

O mundo logo aderiu e semeou a ideia. Em 1990, nas ruas de Nova York, aconteceu a primeira Corrida pela Cura, lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na ocasião, foram distribuídos laços rosas para todos os participantes. De Nova York, a onda rosa invadiu o mundo e o laço virou o símbolo da causa.

 

O Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a primeira ação do “Outubro Rosa” foi em 2002, em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro. Porém, antes disso, o assunto veio à tona em 1995, com a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que já dura 22 anos. A ação, realizada pelo Instituto Brasileiro do Controle do Câncer (IBCC) em parceria com uma marca da indústria têxtil, trouxe personalidades da TV e da moda como protagonistas, difundindo a ideia da prevenção.

 

Em 2016, o câncer de mama teve 57.960 novos casos em todo o Brasil, sendo 14.388 fatais. Os dados alarmantes são do INCA – Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diante da realidade, os brasileiros aderiram massivamente ao movimento. Grandes empresas, preocupadas com a saúde de suas colaboradoras, promovem campanhas de incentivo e engajamento de equipes pela temática do “Outubro Rosa ”. O INCA participa do movimento desde 2010, promovendo espaços de discussão, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos para profissionais de saúde e sociedade. Assim, a mulher passou a ter um mês dedicado a disseminação de informações sobre prevenção, conhecendo melhor as causas das doenças femininas.

 

 

Ideias para promover o Outubro Rosa

A seguir, sugerimos aqui 5 ações que sua empresa pode aplicar durante todo o mês de outubro, envolvendo e esclarecendo seus colaboradores sobre os cuidados necessários à saúde da mulher. São ações simples que podem contribuir para a saúde e união de equipes, famílias e sociedade. Disseminar a ideia do cuidado, do amor próprio e de amor pelo próximo é um grande passo para um mundo melhor e mais saudável. Quanto mais mulheres cuidarem de si mesmas, mais a vida segue em frente.

 

Evento/Palestra na Empresa

 

– Ideia

Uma pessoa especialista na área de saúde feminina para palestrar sobre o tema, esclarecer sobre os riscos da doença e dar dicas de prevenção. O ideal é que a comunicação seja clara, simples e direta para que o tema seja esmiuçado de forma natural, quebrando preconceitos.

 

– Objetivo

Informar sobre o tema e conscientizar sobre a necessidade do exame anual. Aproximar e naturalizar o tema para o colaborador. Troca de informações.

 

– O que você precisa

Palco, microfone, envolver o público com comunicação interessante previamente antes do evento acontecer, um ou mais profissionais da área que tenham propriedade e credibilidade para falar sobre o tema.

 

– O que esperar da ação

Engajamento na campanha; entrosamento de equipes; pessoas com mais empatia; sentimento de gratidão do colaborador; orgulho de pertencer.

 

– Dica: Entregue suporte de celular rosa, anti stress neste dia. Confira aqui nossos modelos!

 

Experiência Outubro Rosa

– Ideia

A intenção aqui é gerar uma experiência mais prática sobre o autoexame das mamas. Essa ação pode ser a continuidade da sugestão anterior (Evento/Palestra na empresa).

A ideia é que um profissional ensine de forma bem didática sobre como fazer o autoexame, pois muitas mulheres ainda ficam em dúvidas sobre estar ou não procedendo com o autoexame de forma correta.

 

– Objetivo

Prevenção na prática. Informar sobre o tema e conscientizar sobre a necessidade do exame anual. Aproximar e naturalizar o tema para o colaborador. Troca de informações.

 

– O que você precisa

Um profissional familiarizado com o autoexame das mamas, uma boneca que possa representar a forma humana, palco, microfone, vestiários com espelho para que as mulheres possam, se possível, contar com o auxílio do profissional sobre a posição ideal para o autoexame e movimentos corretos.

 

– O que esperar da ação

Engajamento na campanha; entrosamento de equipes; prevenção efetiva de doenças; pessoas com mais empatia; sentimento de gratidão do colaborador; orgulho de pertencer; cuidado com a própria saúde, prevenção, conhecimento do próprio corpo.

 

– Dica: Entregue bolinha antiestresse personalizada neste dia. Confira aqui nossos modelos!

 

Oficina +Rosa

– Ideia

A ideia aqui é que a corrente rosa passe efetivamente pela empresa, demonstrando que ela se preocupa com a saúde de suas colaboradoras e reforça a prevenção das doenças femininas. Portanto, personalizar a imagem das colaboradoras pode ser uma forma de mostrar que o assunto não é brincadeira. A sugestão é criar uma oficina para aplicar mechas artificiais de cabelos em tons de rosa e/ou pintar as unhas das colaboradoras, aderindo de vez à campanha.

 

– Objetivo

Mostrar que essa campanha precisa ser divulgada. Envolvimento emocional com o tema. Aproximar e naturalizar o tema para o colaborador. Troca de informações.

 

– O que você precisa

Esmaltes e mechas de cabelo artificial em tons de rosa. Profissionais de cabelo e manicure para auxiliar na brincadeira. Espaço para confraternizar e efetivar a personalização. Sugerimos que seja um momento pós palestra/ evento na empresa.

 

– O que esperar da ação

Engajamento na campanha; entrosamento de equipes; pessoas com mais empatia; sentimento de solidariedade; orgulho de pertencer.

 

– Dica: Presenteie com bolsa rosa com a marca da empresa. Confira aqui nossos modelos.

 

 

Feirinha Rosa

 

– Ideia

Ajudando alguém na prática, o colaborador pode se sentir mais perto da atividade de “fazer o bem, sem olhar a quem”. A ideia é abrir a empresa para que ONGs e entidades filantrópicas possam comercializar as camisetas de campanha com renda destinada à saúde da mulher.

 

– Objetivo

Mostrar para o colaborador que essa causa não é só nossa e sim da sociedade em geral. Promover o encontro com as ONGs e entidades filantrópicas incentivando o voluntariado.

 

– O que você precisa

Espaço comum de convivência entre os colaboradores, que possa abrigar estandes para a comercialização dos brindes do “Outubro Rosa” e pequenas conversas para a disseminação de conteúdo informativo sobre o tema.

 

– O que esperar da ação

Aproximação maior com o tema; engajamento na campanha; disseminação de informação sadia; pessoas com mais empatia; sentimento de participação na prática; sentimento de gratidão do colaborador; orgulho de pertencer.

 

– Dica: Entregue “recargas” para celular rosas personalizadas com a marca da empresa. Confira aqui nossos modelos!

 

Troque um Lenço por um Laço

 

-Ideia

Aqui, visamos movimentar as pessoas que buscam efetivamente ajudar o próximo. As mulheres, em geral, comovem-se com toda a dor daquelas que sofrem de câncer e com todas as consequências dessa doença. Geralmente, durante o tratamento, perde-se os cabelos – uma das maiores vaidades da beleza feminina. Usar lenços cobrindo os cabelos é uma forma de esconder a calvície temporária e alegrar um pouquinho a vida de quem luta contra o câncer. Por isso, a ideia é simplesmente incentivar as colaboradoras a doarem lenços e echarpes, trocando por lindos laços rosas que representam o “Outubro Rosa”. No mês seguinte, a empresa pode selecionar algum hospital ou entidade para realizar a doação dos itens arrecadados, como, por exemplo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

– Objetivo

Auxiliar e facilitar o trabalho de quem busca ajudar na prática. Unir a equipe em uma só força, promovendo a integração.

 

– O que você precisa

Uma pessoa representando a empresa nesta ação, recebendo os lenços e efetuando as trocas. Laços que serão trocados pelos lenços doados.

 

– O que esperar da ação

Aproximação maior com o tema; engajamento na campanha; disseminação de informação sadia; pessoas com mais empatia; sentimento de participação na prática; orgulho de pertencer.

 

– Dica: Entregue pin personalizados neste dia. Confira aqui nossos modelos!

 

Gostou das nossas dicas? Então agora é só preparar as ações de conscientização para sua equipe!