brindes personalizados

Descubra o brinde ideal para cada cliente e crie valor para sua marca

brindes personalizados

Entregar brindes para os clientes pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso elaborar estratégias para que eles se tornem ferramentas de marketing eficientes.

Toda empresa tem diversas categorias de cliente: aqueles mais antigos, os mais rentáveis, os que se tornam amigos e outros que se tornam agentes de marketing, divulgando espontaneamente seu produto ou serviço. Clientes com características diferentes devem ser tratados de maneiras diferentes.

Para definir qual brinde entregar, é importante conhecer o público-alvo a ser atingido. Se ele já for um cliente, o brinde deve ser diferente daquele que será entregue para um cliente em potencial (prospect).

Para o cliente já consolidado, por exemplo, vale mais entregar um presente que seja útil e demonstre a importância que ele tem para a sua empresa. O ideal é fazer algo mais personalizado, que seja entendido como um presente e não apenas mais um brinde, que se juntará aos outros dentro da sacola durante um evento.

Enquanto que para um possível cliente, é interessante entregar algo realmente útil e que tenha em evidência a sua marca. Assim, ele será impactado mais vezes (seja no trabalho, seja em um momento de lazer), e terá mais chances de se lembrar a sua empresa. Em ambos os casos é necessário ter em mente que o brinde precisa ser de qualidade.

Organize-se, defina os critérios de seleção, e divida seus clientes em quantas categorias forem necessárias. Assim ficará mais fácil elaborar seu calendário promocional e utilizar os brindes para estimular os negócios quando for necessário.

Os clientes mais frequentes e caros, por exemplo, merecem brindes mais elaborados, como garrafas de vinho. Os frequentes que não gastam tanto podem receber opções mais tradicionais, como cadernos ou pen drives personalizados. Novos clientes, ou mais esporádicos podem receber brindes simples, como canetas customizadas.

Use a criatividade! Em alguns casos vale a pena proporcionar experiências diferenciadas. Elas muito provavelmente ficarão na memória do cliente. E quem foi que proporcionou? Sua marca!